0

BLOG

A chegada do 5G no Brasil: Oportunidades para provedores de internet

A tecnologia 5G finalmente chegou no Brasil, e a Filadelfia vem te informar sobre todas as oportunidades que essa novidade traz para o mercado de provedores de internet.

O 5G é a nova geração de internet móvel, uma evolução da conexão 4G atual. A promessa é que ela traga mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduza o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e torne as conexões mais estáveis.

Uma conexão 4G com excelente performance chega próximo de 100 Mbps. O 5G, por sua vez, pode chegar a uma velocidade entre 1 e 10 Gbps uma diferença de 100 vezes ou mais em relação ao 4G.

A transição do 4G para o 5G traz impactos significativos para o mercado e promove mudanças importantes não apenas para os consumidores finais, mas para os provedores que podem se beneficiar das oportunidades que a tecnologia oferece.

Uma das principais oportunidades para os provedores com o 5G é a possibilidade de expansão de rede com o uso de equipamentos sem fio, evitando assim grandes investimentos em cabeamento.

A base para a implementação da tecnologia 5G é a fibra óptica. As operadoras precisam de um backbone que interligue as inúmeras estações bases que irão transmitir os sinais do 5G. Essa infraestrutura, vale lembrar, é muito maior do que o que era necessário para as outras gerações, por ser mais potente, o 5G exige mais estações bases e backbones robustos para trafegar uma maior quantidade de dados. 

Dessa forma, o 5G tem uma demanda maior para provedores de internet, afinal é mais barato usar infraestruturas existentes do que construir infraestruturas do zero. 

Os provedores que já possuem uma boa estrutura e cobertura de fibra óptica podem aproveitar para realizar o backhaul de 5G e fazer a melhoria na cobertura, complementando o serviço oferecido.

Os principais desafios estão em torno do modelo de negócios para captação e fidelização de clientes e na aplicação de investimentos necessários para implementação e manutenção do funcionamento de suas redes, para que sejam lucrativas e que atendam a flexibilidade demandada pelo mercado.

Ficou óbvio que a chegada da tecnologia 5G no Brasil trará mudanças significativas para os provedores e é importante estar atento e atualizado para fazer parte das inovações.

A Filadelfia tem tudo para ajudar sua rede a aproveitar oportunidades criadas com a chegada do 5G no Brasil.

Fale com o consultor